
Saber o que é ética!
Esta palavra “ética” vem sendo discutida com recorrência nos últimos tempos. Vamos entender mais sobre ela?
A ética pode ser dividida em duas palavras, o ser ético, ou o conjunto de conhecimento e atitudes que leva ao conceito, ou seja, o que pode ser ético pra mim para outras culturas não. Na índia, por exemplo,a vaca é um animal sagrado não pode ser morta nem ferida e tem passe livre para circular pelas ruas sem ser incomodada, o leite do animal, sua urina e até mesmo suas fezes são utilizados em rituais de purificação. A segunda palavra é moral que são todos os costumes que adquirimos ao longo da vida, o que é bom ou mau esta relacionado a moral. Existia moral na cabeça dos brancos que escravizam os negros, por terem vivido e crescido numa sociedade que achava aquilo comum, somente com a ética um estudo profundo de atitudes chegou-se a conclusão que não havia moral na escravidão. Hoje repugnamos cenas como vistas no filme “12 Anos de Escravidão”,. Esse filme conta a história de Solomon Nortuhp (Chiwetel Ejiofor) ele é um escravo liberto que vive em hormonia com sua familia mas é vendido como escravo após uma viagem a trabalho e vive humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Mas será que foi extinta a escravidão na atualidade?
“A ética é um comportamento social, ninguém é ético num vácuo ou teoricamente ético.” (Luís Fernando Veríssimo).
Podemos ver que ética depende de onde vivemos; numa etnia talibã vemos em telejornais diariamente pais que incentivam os filhos a serem violentos com outras etnias, e mesmo quando os filhos acreditam que aquilo está errado e vai contra o que ele mesmo acha moral ele acaba por fazer o que sua sociedade afirma ser o correto e atende aos pedidos dos pais que julgam que qualquer pessoa que pense diferente ou tenha uma crença diferente mereçam a morte como punição.
Mas que ganhamos com pensamentos éticos?
A felicidade não é garantida a todos e nem ao menos podemos comprar, por outro lado, com a dignidade recebemos felicidade por reciprocidade. Ser digno e ter conduta que nos agreguem pessoas nos asseguram o mínimo de felicidade. Um bom exemplo foi colocado em aula no curso de ética, Sofia Esteves uma psicóloga com pós em Recursos Humanos sempre teve que enfrentar grandes barreiras mas não deixou com que isso a afetasse, mas o mercado sofre com uma grande crise e ela pensa que todo seu trabalho acabaria ali, teria que fechar sua empresa, mas por ter sempre respeitado seus colaboradores recebeu em troca o apoio dos seus funcionários que acreditaram na sua ideia e trabalharam de graça para superar a crise. O que plantamos nos retorna de alguma forma.

“A ética deve fundar-se no bem comum, no respeito aos direitos do cidadão e na busca de uma vida digna para todos” ( Ferreira Gullar).
Pensando assim surgi uma pergunta. Que mundo estamos deixando para nossos filhos?
Pensar em sustentabilidade é uma forma de ser mais ético, o consumo consciente dos bens naturais de nosso planeta nos dará a certeza de um mundo melhor para todos, energia limpa, reflorestação, reciclagem, renovar o que já existe antes do descarte total e tecnologias que nos levem a produzir mais porém melhor são caminhos que devemos adotar no nosso dia-a-dia. Ser sustentável não significa reciclar tudo e sim achar o melhor caminho para uma produção. O que você faz para melhorar seu bairro? Como você descarta seu lixo? Pequenas mudanças de hábito já seria um começo para mudarmos a realidade.
“A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança” (Confúcio). Ao levantar para tomar café o marido ouve a esposa reclamar sobre os lençóis que a vizinha estende no varal, ela comenta:
― Como pode estender lençóis encardidos para secar? E isso se repete, ate um dia que ela se espanta:
― Que lençóis mais brancos e limpos, finalmente ela aprendeu a lava-los; nisso o marido responde:
― Não! Eu que levantei mais cedo e lavei as nossas janelas.
Com isso abrimos a discussão sobre "dilemas", de sobre o que falar e como falar. O dilema está presente em nossas vidas e não estamos distantes dele. Até quando é ético falar da vida dos outros? Por quanto tempo podemos guardar um segredo? Se você descobrisse que um amigo muito íntimo traísse sua esposa, você contaria? E se ela fosse sua irmã? Em uma das aulas sobre ética foi colocado um pedaço do enredo da novela “Pecado Capital”, onde o protagonista (Eduardo Moscovis) encontrava uma mala cheia de dinheiro em seu táxi, com seu pai muito doente ele devia decidir em entregar o dinheiro ao verdadeiro dono ou usar o dinheiro para salvar a vida do seu pai. Dilemas são conceitos que formam nosso caráter. Caráter, esta composto por integridade, humanidade, fidelidade, persistência, justiça, paciência, confiança, lealdade. E todos esses conceitos se encontram na definição de ética e moral