top of page

DEBIAN

 

Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projeto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux.

O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções

limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable se encontra na versão 7.7 lançado em 18 de Outubro de 2014.

O fato dele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores. O projeto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos.

Tem como caracteristica a estabilidade, seus desenvolvedores só colocam na versão final do Debian pacotes exaustivamente testados e sem bugs, por isso muitas vezes essa distro não usa a versão mais atualizada de certos pacotes, com a ferramenta apt-get gerencia repositórios e pacotes de maneira intuitiva e pode por exemplo atualizar o sistema inteiro. É indicado para servidores de e-mail e servidores web.

RED HAT LINUX

 

Red Hat Linux é líder do mercado nos Estados Unidos, criada e mantida pela Red Hat. Como muitos grupos, seu objetivo era empacotar todos os bits necessários numa distribuição coerente, facilitando aos inexperientes o contato com o novo sistema operacional.

Esta distribuição tem uma característica distinta das demais, em vez de ser uma cópia de um disco rígido que tivesse o Linux instalado, ou um conjunto de disquetes com partes diferentes do sistema operacional que podiam ser copiadas, esta distribuição foi baseada no conceito de pacotes. Cada pacote fornece um pedaço diferente de software configurado, completamente testado e pronto para rodar. Se o usuário quiser instalar um novo programa, poderá carregar o pacote e instalá-lo, podendo imediatamente utilizá-lo. Se o usuário quiser remover algum programa, poderá removê-lo com um único comando. Este conceito ainda facilita as atualizações, uma vez que os pacotes são carregados de repositórios pré-configurados.

O Red Hat tem como finalidade as empresas, é um SO cooperativo, pois oferece um dos melhores suportes que existem pra SOs Linux, junto com a Canonical, O problema é que você precisa pagar por esse SO, mesmo sendo Linux, além de não ser o mais compatível com todos os programas que você pode precisar. Ele é muito bom pra servidores e gerenciar redes corporativas.

SLACKWARE LINUX

 

Slackware Linux é o nome da mais antiga e conhecida distribuição Linux mantida ainda em evidência. Seu criador e responsável pela manutenção, Patrick Volkerding, estabelece uma meta de produção da distribuição baseada em simplicidade e estabilidade, alcançando o padrão de distribuição mais Unix-like ao manter seus usuários nas camadas de configuração em console de modo texto

para uma total personalização do ambiente. Além de seu uso profissional, é considerado também como uma distribuição de nível acadêmico, mantendo uma vasta documentação atualizada em sua raiz, para os usuários que necessitem de maior conhecimento para dominálo.

Os profissionais adoram esse Linux, por ele ser praticamente todo configurado em modo texto, o que faz com o que as pesssoas conheçam a fundo o seu sistema, se destacando também por ser um dos mais estável dos Linux. Tem portanto como caracteristica principal a estabilidade e a segurança, e por esse motivo é também uma das distros linux muito utilizada em servidores.

De acordo com o site http://www.slackware.com/, a versão mais recente é o slackware 14.1.

DISTRIBUIÇÕES LINUX

 

Hoje em dia existem mais de 500 distribuições Linux, já contando apenas as distribuições ativas. Apesar disso, 98% delas são personalizações de outras distribuições já existentes, de forma que, se você começar a estudar um pouco sobre a árvore genealógica das distribuições, vai perceber que existem menos de 10 distribuições principais (Debian, Red Hat/Fedora, Mandriva, Ubuntu, Slackware, Gentoo, OpenSUSE, etc.) das quais todas as outras são derivadas.
Por mais diferente que seja a aparência e a escolha de softwares pré-instalados, as distribuições derivadas mantêm muitas das características da distribuição-mãe, de forma que se você consegue aprender a trabalhar com as distribuições principais, passa a não ter grandes problemas ao trabalhar com qualquer uma das distribuições derivadas delas.

OPENSUSE

 

OpenSUSE é um sistema operacional baseado no Linux, desenvolvida pela comunidade OpenSUSE de forma gratuita. Após adquirir o SUSE Linux em janeiro de 2004, a Novell, uma empresa norte-americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware), após o sucesso lançou o SUSE Linux Professional como um projeto 100% código livre, envolvendo a comunidade no processo de desenvolvimento. A versão inicial foi uma versão de teste do SUSE Linux 10.0. A sua versão estável corrente é o openSUSE 13.1.

Segundo o site http://www.opensuse.org/pt-br/, esta prestes a ser lançado a versão 13.2. Esta distribuição é indicada para desktop, notebook, e servidores.

bottom of page