top of page

Para haver uma boa comunicação, temos que transpor várias barreiras essas barreiras fazem parte da comunicação, podemos descrevê-las como:

 

Barreira Física: Ambientes ruidosos que atrapalham o processo e deixam a comunicação incompreensiva, ou corpos que estejam entre você e a outra pessoa, exemplo: portas, janelas, paredes, qualquer coisa que atrapalhe são barreiras físicas.

 

Barreira Semântica: Não entender o que outro que te passar e uma barreira comum, idioma estrangeiro, duplicidade, códigos ilegíveis, palavras que não fazem parte do nosso uso diário, tudo isso prejudica nossa compreensão.

 

Barreira Psicológica: Os seres não pensam em comum e divergências nos pensamentos acabam dificultando a comunicação, achar que sua raça e superior é um bom exemplo de barreira psicológica.

 

Portanto se queremos um bom ambiente coorporativo ou um ambiente social bem harmonioso devemos evitar tais barreiras. Baixo interesse, reações emocionais que possam influenciar ou posam limitar ou distorcer as coisas. Evitar gírias, linguagens diferentes como conhecimentos e experiências que não possam ser comum a todos.

 

Mas antes das barreiras precisamos entender o que é comunicação.

Nesse processo precisamos de pelo menos duas pessoas, o emissor e o receptor.

 

O emissor nada mais é que aquele que precisa transmitir algo.

 

O receptor é a pessoa a quem a mensagem possa interessar.

 

Para que o emissor tenha sucesso ele passa por algumas etapas:

 

  • Desenvolvimento da ideia – O que ele quer passar.

  • A codificação – Como ele vai passar carta, e-mail, linguagem verbal, etc.

  • A transmissão – A mensagem sendo entregue ao receptor.

 

E por outro lado a mensagem tem que chegar a quem interessa, e surgem outras etapas:

 

  • A recepção – A forma que foi transmitida chega ao receptor.

  • A decodificação – Um processo de entendimento do que foi transmitido.

  • O emprego – Como será utilizada essa informação.

  • A retroinformação – Uma resposta seja ela positiva ou negativa para o emissor sobre a informação que foi transmitida.

 

O que temos que ter em mente é que todos esses processos são fundamentais para uma empresa ou mesmo para uso diário.

Como se comunicar bem?

 

Para que a comunicação não se entrave em qualquer barreira devemos falar bem, ter domínio do conteúdo que se queira transmitir, bom humor, paciência, tranquilidade, eloquência, clareza e objetividade são algumas das coisas que devemos ter em mente para nos comunicarmos bem e que nossa mensagem seja transmitida com êxito. Antes de expor o que deseja anuncie o que quer falar e ao final faça um resumo do que foi dito para que fixe bem a mensagem. Uma boa postura e expressão corporal que transmita segurança têm que estar presente para que não aja um descaso, nosso corpo fala antes de nós mesmo. Escolha o meio correto por onde se queira transmitira a mensagem, muitas vezes somente um e-mail não e suficiente para atingir uma resposta. Saiba o que e como perguntar, perguntas mal formuladas podem acabar com uma resposta não esperada. Supere seus medos e preconceito, muitas vezes perdemos a oportunidade de nos comunicar, e com isso perdemos grandes oportunidades de crescer. Mas fale com um tom de voz moderada não seja discreto demais com sua voz nem seja muito imponente. Sempre se comunique com saudações calorosas que demonstram preocupações com os integrantes do seu meio social, mas seja sucinto não queria parecer atirado. Sempre sincero e de retornos que possam auxiliar.

Uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos pelos seus colaboradores. Vemos também que essa comunicação vem sofrendo mudanças causadas por mudanças nos públicos-alvo, na concorrência cada vez mais forte, e na existência das novas tecnologias.

 

A comunicação Empresarial está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência. Não se limitando apenas a divulgação de sua imagem ou controle de sua imagem negativa.

Assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, propaganda, publicidade, etc. Tudo está composto num processo de planejamento estratégico para que a empresa tenha cada vez mais visibilidade e solidez. Por esse motivo, muitas vezes a comunicação empresarial pode ser trabalhada por profissionais de áreas distintas, como jornalistas, publicitários ou relações públicas. Em algumas empresas, os principais responsáveis pela comunicação empresarial são os diretores ou gestores, porque os conhecimentos de gestão também são essenciais para uma boa comunicação praticada pela empresa.

 

Agora que já vimos a importância da Comunicação Empresarial vamos decorrer sobre como ela se comportar. Ela possui 3 tipos distintos:

 

Comunicação Técnica: trabalha com o instrumental que operacionaliza o planejamento estratégico, inclui todas as informações sobre os objetivos das atividades, políticas ou normas que direcionam os procedimentos, as expectativas de acompanhamento, desempenho e progresso profissional.

 

Comunicação diretiva: ou de coordenação: resultante da liderança conquistada e não imposta, onde a participação é arma dinâmica de relacionamento e interdependência entre as diversas áreas da empresa. A falta de comunicação diretiva leva os colaboradores a um distanciamento dos objetivos empresarias.

 

Comunicação motivacional ou de estimulo: dada sob forma de códigos ou símbolos (por exemplo, medalhas por tempo de casa, brindes ou simples palavras de reconhecimento) que ajuda os colaboradores a mudarem, desenvolverem e manterem um comportamento com disposição no mais alto grau de eficiência e eficácia.

 

A comunicação interna é um dos fatores primordiais numa empresa; órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público. 

Os principais objetivos da comunicação interna são:

 

• Tornar influentes, informados e integrados todos os funcionários da empresa;

• Possibilitar aos colaboradores de uma empresa o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho;

• Tornar determinante a presença dos colaboradores de uma organização no andamento dos negócios.

• Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para o público interno.

 

E como são feitas as comunicações numa empresa?

 

Surge às mídias internas, um método útil para reportar e explicar iniciativas que atingem os funcionários. As mensagens, nas organizações passam por diferentes caminhos ou canais.

 

Papeladas (questionários, avisos, memorandos) é um método útil para reportar e explicar iniciativas que atingem funcionários. Mesmo breve, os papeis inevitavelmente se acumulam e acaba indo para o lixo muitas vezes sem serem lidos.

 

Eventos e encontros que veem para passar tudo que uma empresa necessita reuniões, conferências e lançamentos de produtos são elaborados para passar os conceitos de uma empresa. Mas esses eventos geram custos, planejamento e ajuda de profissionais.

 

Publicações, encartes, revistas boletins. O que pode ocorre com esse tipo de mídia e não atender ao publico alvo, fazer pesquisas para saber o que estimula sua equipe pode ser uma boa dica pra saber como essas publicações poderiam ser colocadas na empresa.

 

E com o avanço da tecnologia surgem as mídias tecnológicas, sites, intranet, e-mails, telefones. A maior vantagem é a possível resposta imediata, podendo percorrer grandes distancias em poucos segundos. O que se deve observar é o abuso, uso excessivo desses veículos por parte dos colaboradores.

Comunicação Estratégica

 

Um dos caminhos para uma Comunicação Empresarial é a Comunicação Estratégica, ela surge para acrescentar algo à empresa, pensar em alguma frase que possa ser um bom slogan ou uma imagem que possa acompanhar sua empresa em qualquer tipo de documento são boas mídias para promover sua empresa fora do meio interno.

Mas cuidado com detalhes, um bom profissional nesse caso é sempre bem vindo, olhe seu portfolio e analise se atende ao que sua empresa precisa explique detalhadamente o que você necessita. Um layout pobre e recursos gráficos mal utilizados prejudicariam em vez de ajudar. Peça opiniões externas sobre o que já foi produzido, visite outras empresas para que consiga ver o que se adequaria.

Reuniões

 

Para que sejam produtivas precisam de um bom planejamento prévio, como já visto, reuniões geram custos e tempo, a perda de foco não pode existir. Deve-se haver liderança e ter determinado o horário de inicio e de término da reunião, assim todos os envolvidos estarão voltados ao assunto que irão decorrer. Tenha objetivos definidos não use vários argumentos os discuta sobre vários assuntos seja direto para que se possa ganhar mais não confundir.

O local deve ser escolhido previamente para que possa acomodar bem a todos os envolvidos (participantes e executores).

Os objetivos de uma reunião são: integrar toda a equipe, coletar informações relevantes, discutir ideias, oferecer propostas claras, transmitir entusiasmo.

Os membros que farão parte tem que ser definidos por um planejamento, assim evitando que os assuntos sejam interessantes a todos que estão presentes, de nada adianta ter algum membro na reunião que não faça parte daquela discussão.

Comuniquem os propósitos e os resultados desejados antes da reunião, assim os participantes podem se preparar e não serem surpreendidos. A que adiantaria reunir uma equipe para uma competição de canoagem e todos levarem remos?

O encorajamento é fundamental as pessoas respondem ao clima que for criado, climas abertos e convidativos encorajam a participação.

Faça avaliações sobres os conteúdos abordados, mesmo pequenas ideias podem evoluir em um grupo, as avaliações permitem a participação e comentários de todos sobre o que ocorreu de bom ou o que precisa ser melhorado.

Apresentação Para Empregos

 

A nova realidade empresarial fez com que o profissional se relacione com um número cada vez maior de pessoas, com menor nível de formalidade. Nesse ambiente, saber se comportar adequadamente em almoço de negócios, reuniões ou mesmo no local de trabalho conta pontos na construção da imagem profissional.

O local de trabalho é um lugar onde é necessário ter um pouco de cautela na hora de escolher o que vestir, alguns ambientes exigem roupas formais, outros são mais liberais e permitem looks mais descontraídos. Além de uma postura discreta o recomendado é escolher algo que não chame atenção e que se adeque ao ambiente.

Cores escuras passam sobriedade e segurança, as cores claras e passam descontração. O interessante é fazer uma composição que equilibre estes dois fatores. O uso de jeans é para ambientes informais. Caso escolha usar acessórios ter cuidado com os excessos.

Para o homem é recomendado o uso de ternos escuros, optar por tecidos que melhor se adaptam à região e estilo pessoal a meia deve ser usada como uma extensão da calça. Evite gravatas de bichinhos, de crochê ou frouxa no colarinho, a gravata deve chegar até a altura do cinto. Evite camisa quadriculada ou listrada. A barba deve ser feita todos os dias e é necessário ter cuidado com a combinação calçado e calça.

Para a mulher é recomendado evitar decotes e transparências, deve-se dar preferencia a batons e esmalte claros, saias na altura do joelho e tailleurs. Não é recomendado o uso babados e rendas e nunca se deve deixar o sutiã visível. Cores discretas, sem estampas fortes e a maquiagem também deve ser discreta e funcional, usar sempre sapatos fechados e não deixar o pescoço e colo à mostra, bolsas pequenas mostram maior refinamento e delicadeza.

Blazer é um coringa para homens e mulheres; Esteja atento e seja cordial com todos; Sempre ande com cartões de visita atualizados; Nunca reclame ou fale mal da empresa em que trabalha perto de clientes e fornecedores;

 

Evite sempre: Chegar e não cumprimentar; Ler enquanto outros estão conversando; Conversar enquanto outros estão lendo; Dar gargalhadas ruidosas; Criticar alguém na frente dos outros; Falar mal de uma pessoa ausente; Deixar um convidado sem lugar para sentar;

bottom of page