
Engenharia de Software
(Professor - Francisco Xavier Calaça)
É uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da qualidade de software.
Os fundamentos científicos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema computacional.
Projeto Integrador
Elaboração dos Documentos Visão (requisitos funcionais) e Especificação Suplementar (requisitos não funcionais) referentes ao software a ser implementado na unidade curricular de Programação Orientada a Objeto.
Analisador de Access_Log
Documento Visão
Versão <1.0>
1. Objetivo deste documento
A finalidade deste documento é coletar, analisar e definir as necessidades e características de nível superior do Analisador de Access_log. Ele se concentra nos recursos (requisitos funcionais) necessários aos envolvidos e aos usuários-alvo. Os detalhes de como o Analisador de Access_log atende a essas necessidades estão descritos nas especificações de caso de uso.
2. Sobre o Problema
2.1. Descrição do Problema
O problema
Analisar estatisticamente e de forma manual uma grande quantidade de dados gerados pelos acessos ao servidor web Apache instalado no Centos Linux 7.
Afeta
Alunos do Curso Gestação da Tecnologia da Informação, módulo II da Faculdade Senac Goiás e Corpo Docente das disciplinas relacionadas.
Cujo impacto é
Problemas com erro de cálculos de estatística realizados manualmente, desgaste em fazer a seleção dos dados do log de acesso também manualmente, grande quantidade de tempo e pessoas para realização do mesmo.
Uma boa solução seria
Automatizar todo este processo no Software Analisador do Access_log, onde o mesmo tratará estes dados, fará os cálculos através do arquivo Access_log gerado pelo Apache Server. estiver próximo do vencimento
3. Descrição dos Envolvidos e Usuários
Alunos GTI (II) – Responsáveis por coletar dados no arquivo Access_Log, gerado pelos acessos na pagina www.gti2m.com.br e fazer análise estatística dos mesmos conforme descrição das disciplinas de Laboratório de Redes, Programação Orientada a Objetos e Estatística Aplicada no Projeto Integrador.
Professores - Responsáveis por orientar, corrigir e avaliar os projetos desenvolvidos relacionados as disciplinas citadas no tópico acima.
3.1. Resumo dos Usuários
3.2. Ambiente do Usuário
-
Atualmente tem 4 alunos envolvidos na análise dos dados do arquivo Access_Log e no desenvolvimento do projeto das disciplinas envolvidas.
-
Para análise estatística dos dados do arquivo Access_Log gerado pelos acessos ao servidor web Apache, é feito manualmente todo o procedimento, tanto a retirada dos dados quanto os cálculos necessários. Todo este procedimento consome muito esforço, tempo e há um enorme risco de erro nos cálculos efetuados.
-
Atualmente está sendo utilizado o sistema operacional Windows na maquina onde será implantado o sistema, com intenção de apenas alterar a versão do mesmo do 8.1 para o 10.
-
Não há até o momento nenhum sistema em funcionamento que execute tal funcionalidades.
4. Sobre o Produto
4.1. Descrição Geral do Produto
O Analisador de Access_Log, procura no computador o local onde o arquivo Access_Log esta armazenado e faz a leitura dos dados gerados pelo servidor web Apache, imprime na tela todos os dados constantes no arquivo, lista um menu de opções onde é possível selecionar o tipo dado e cálculo a ser realizado.
4.2. Requisitos Funcionais do Produto
Usuários em geral (Alunos e Professores)
RF1 (Procurando Arquivo .log) - Botão “Procurar Arquivo .log” onde acessará outra tela.
RF1.1 (Procurar) - Navegaremos pelos diretórios realizando localização do arquivo “.Log”.
RF1.2 (Capturar Dados do Arquivo) - Nesta mesma tela, realizado a localização faremos a captura dos dados do log de acesso.
RF1.3 (OK) - Voltaremos a primeira tela onde trabalharemos com estes dados localizados e capturados.
RF2 (Imprimir relatório completo) - Apresentará dados do arquivo capturado, já formatado e organizado pelo sistema.
RF3 (Acessos de um determinado IP) - Campo para realizar no arquivo capturado uma busca pela quantidade de acessos por um IP determinado pelo usuário do sistema e o percentual que representa esta quantidade.
RF4 (Média, Desvio Padrão e Moda por Usuário) - campo para que seja indicado o nome de um usuário que consta no arquivo, para cálculo estatístico da Média, Desvio padrão e Moda.
RF5 (Média, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação por dia) - botão para calcular a Média, o Desvio padrão e o Coeficiente de variação de acessos por dia de todos os usuários que constam no arquivo.
RF6 (Probabilidade “usuário” voltar acessar) - campo para escolher um determinado usuário onde será calculado, a probabilidade deste, voltar a acessar durante uma semana o servidor web.
RF7 (Probabilidade “X” acessos) - campo onde será determinado uma quantidade “X” de acessos determinado pelo usuário durante uma semana.
RF8 (Probabilidade usuário ter “X” acesso no mesmo dia) - campo onde será calculado a probabilidade de um mesmo usuário ter um valor “X” de acessos no mesmo dia. Este valor “X” será determinado pelo usuário.
4.3. Outros Requisitos do Produto
Para a implementação do sistema será necessário, computadores com sistema operacional Windows com pelo menos a versão 7, memórias de pelo menos 2 Gb e processadores no mínimo Intel CI3.

Analisador de Access_Log
Especificação Suplementar
Versão <1.0>
1. Objetivo deste documento
A Especificação Suplementar captura os requisitos de sistema que não são capturados imediatamente nos casos de uso do modelo de casos de uso. Entre os requisitos estão incluídos:
-
Requisitos legais e reguladores, incluindo padrões de aplicativo.
-
Atributos de qualidade do sistema a ser criado, incluindo requisitos de usabilidade, confiabilidade, desempenho e suportabilidade.
-
Outros requisitos, como sistemas operacionais e ambientes, requisitos de compatibilidade e restrições de design.
2. Descrição dos Requisitos não Funcionais
2.1. Funcionalidade
Interoperabilidade
O sistema Analisador de Access_Log necessitará extrair o arquivo Access_Log nos diretórios do ambiente Linux Centos7 através da rede local.
Segurança de Acesso
O sistema deverá bloquear copias de tela, e relatórios em pendrives ou qualquer tipo de mídia removível.
2.2. Confiabilidade
Maturidade
O Sistema Analisador de Access_Log não apresentará falhas por se tratar de um sistema simples elaborado de forma a atender a solicitação das disciplinas envolvidas (Estatística, Laboratório de Redes, Programação Orientada a Objetos e Engenharia de Software).
Tolerância a Falhas
Sem Falhas
Recuperabilidade
Não tem necessidade de backup dos dados pois o arquivo principal utilizado será gerado e armazenado pelo servidor web Apache no ambiente Linux Centos7.
2.3. Usabilidade
Inteligibilidade/Apreensibilidade/Operacionalidade/Atratividade
O Analisador de Access_Log deverá ter campos auto explicativos e será ministrado um treinamento curto para os professores da banca examinadora.
2.4. Eficiência
Desempenho (Comportamento em Relação ao Tempo)
Levando em consideração que o sistema terá no máximo 1 aluno acessando, não será necessário uma grande capacidade de acesso.
Utilização de Recursos
Mínimo de 2 GB de memória no computador, 120 Gb de Hd e comunicação com a rede local onde estará o servidor web Apache podendo ser com fio ou sem fio a comunicação do mesmo.
2.5. Portabilidade
Portabilidade
O Analisador de Access_Log poderá ser a qualquer momento adaptado para o SO (Android e Linux).
3. Considerações Finais/Observações
O projeto será desenvolvido pelos alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, do módulo II (Ezio, Deborah, Denis e Gabriel), atendendo a exigências das disciplinas deste módulo para conclusão do mesmo.
Aprovação


